Laboratório de Máquinas Operatrizes
Laboratório de Máquinas Operatrizes
História do Laboratório
O Laboratório de soldagem, com aproximadamente 165 m2, foi fundado em 20 de junho de 2012 com a criação da Laboratório de Engenharia Mecânica, Campus de Tucuruí. O Laboratório atende as atividades de ensino, extensão e pesquisa, respeitando os valores da UFPA, com a intenção de contribuir com a melhoria da qualidade de ensino, pesquisa e extensão, de maneira a fornecer a sociedade recursos humanos capacitados para atender as demandas do mercado de trabalho levando ao desenvolvimento de nosso país.
Estrutura do Laboratório
O Laboratório está localizado no laboratório da Faculdade de Engenharia Mecânica. O espaço conta com equipamentos e ferramentas para suporte às atividades na área de usinagem. Entre os equipamentos pode-se citar: 2 tornos mecânicos, 1 serra alternativa, 2 furadeiras de bancadas, 1 prensa de 3 ton, 1 dobradora de tubo manual, 1 motor esmeril
Atividades Desenvolvidas
Projetos de extensão
Desde 2019 parte do projeto de extensão “Capacitação de jovens e adultos do município de Tucuruí através de cursos na área metal-mecânica” é desenvolvido no laboratório. Este projeto tem por objetivo possibilitar a formação profissional de jovens e adultos em condições de riscos pessoal e social, do município de Tucuruí e cidades em todo do lago, estimulando o seu potencial através do desenvolvimento de habilidades que favoreçam melhorias na qualidade de vida, no exercício pleno da cidadania e a sua inserção no mercado de trabalho.
Baja
O laboratório de máquinas operatrizes dar o suporte as atividades de extensão do grupo Baja. Por ser um projeto de âmbito multidisciplinar, conta com a participação de diversas áreas da engenharia, o espaço é utilizado como local de desenvolvimento e construção do carro que irá participar da competição.
Redes Sociais