Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Quem Somos
Início do conteúdo da página

Quem Somos

Publicado: Quarta, 15 de Julho de 2015, 18h16 | Última atualização em Quinta, 10 de Janeiro de 2019, 20h58 | Acessos: 4486

A engenharia é hoje vista como a aplicação de princípios científicos para fins práticos. Entenda-se por princípios científicos o conhecimento acumulado a partir do desenvolvimento da ciência. Em um contexto mais amplo englobem-se, além das ciências exatas, as ciências da vida, humanas e sociais. A preocupação com as ciências humanas e sociais é uma das características da engenharia neste início do século XXI.

O Curso de Engenharia Mecânica em Tucuruí foi implantado em 2007, e nasceu num primeiro momento pela vocação da região, que inclusive deverá ter outros aproveitamentos energéticos em sua proximidade, induzindo o desenvolvimento tecnológico. A demanda desses profissionais tem sido frequentemente requisitada pela Eletrobrás / Eletronorte para atender os seus projetos, contemporâneos e futuros, além de várias outras empresas. Destaca-se ainda que o curso de Engenharia Mecânica em Tucuruí é essencial para a região do sudeste paraense, devido à sua localização estratégica, que pode atender inclusive a demanda de profissionais na região de Carajás.

O Curso de graduação em Engenharia Mecânica fundamenta-se nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia, instituídas pela Resolução CNE/CES 11, de 11 de março de 2002, que em seu artigo 5 afirma que deve ser dada ênfase à diminuição do tempo de sala de aula, favorecendo o trabalho individual e em grupo dos estudantes. Deverão existir trabalhos de síntese e integração dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso e estimuladas atividades complementares, tais como trabalhos de iniciação científica, projetos multidisciplinares, visitas técnicas, trabalhos em equipe, monitorias, participação em empresas juniores e outras atividades empreendedoras, além das atividades de extensão que serão realizadas ao longo de todo percurso acadêmico.

registrado em:
Fim do conteúdo da página